Powered By Blogger

terça-feira, novembro 08, 2011

A Arte em "Melancholia"


Caros,
Já há algum tempo assisti e desde então tenho recomendado muito a amigos (que ainda não assistiram) para não perderem o filme "Melancholia" do diretor Lars Von Trier e com os atores Kirsten Dunst, Charlotte Gainsburg e Kiefer Sutherland. Denso, incômodo, provocativo... há vários adjetivos para descrevê-lo. Mas sem dúvida genial. A despeito das besteiras ditas pelo diretor no último festival de Cannes, fato que o alijou da disputa e o tornou persona non grata no festival, o filme é uma obra de arte impressionante.
Tive a sorte de encontrar na internet e poder colocar aqui a sequência da abertura do filme que é, na minha opinião, antológica. As imagens são verdadeiras pinturas. Os movimentos bem lentos, quase fotográficos, tornam mais graves as expressões dos atores. Tudo isto com a presença de uma grande personagem: a música magistral de Richard Wagner no seu Prelúdio para o 1o. Ato de "Tristão e Isolda". Aliás, esta obra musical merecerá oportunamente um post só seu.
Sem mais palavras, não perca o aperitivo abaixo, expanda a imagem da telinha para acompanhar e depois procure assistir ao filme no cinema ou em tela grande. Certamente ficará vários dias em sua memória.

Nenhum comentário: