Powered By Blogger

segunda-feira, fevereiro 28, 2011

Keith Jarrett na Sala São Paulo!

Meus caros, no ultimo final de semana li no jornal que Keith Jarrett, um dos maiores pianistas da história do jazz, irá se apresentar na Sala São Paulo no dia 06/04. Será uma apresentação solo e os ingressos já começaram a ser vendidos (custam de R$ 200 a R$ 400).
Jarrett dispensa apresentações. Como breve lembrança de seu vasto curriculum basta dizer que nasceu em 1945 em Allentown, Pennsylvania (E.U.A.), lançou seu primeiro álbum em 1967 ("Life Between the Exit Signs") e logo depois começou a chamar atenção no cenário do jazz pelo seu virtuosismo. Tocou com lendas como Miles Davis e Art Blakey. Assinou com o prestigioso sêlo ECM e sempre teve total liberdade para explorar os caminhos que quis no jazz moderno, voltar aos grandes standards e mesmo, vez por outra, ousar na música erudita. Já falei bastante dele em posts anteriores por isso vou indicar, sem maiores delongas, a última coisa que tenho ouvido (bastante) dele: o disco “Dmitri Shostakovich. 24 Preludes and Fugues Op. 87”  com um ciclo de obras para piano de Shostakovich que é verdadeiramente uma obra prima. O registro é, numa palavra, espetacular e o seu Prelúdio e Fuga No. 4, Op. 87, em E menor, é um dos meus favoritos:
(Obs: Retirei o link para o No. 4 por ter sido desautorizado pelo autor da postagem no YouTube, pena).

Não perca a chance, se puder, de presenciar in loco sua arte genial. É um dos grandes pianistas (vivos) do nosso tempo..