Powered By Blogger

sexta-feira, julho 11, 2003

Dangerously in love with Beyoncé Knowles


Quer conhecer uma nova cantora americana negra, bonita, groovy, pop, bem comercial mas interessante? Então procure ouvir o trabalho solo de Beyoncé Knowles, ou simplesmente Beyoncé. Com 21 anos e natural de Houston, Texas (para vermos que o estado não produz só 'jorges arbustos'), Beyoncé foi uma das fundadoras e a principal compositora do trio vocal feminino 'Destiny's Child', de grande sucesso no cenário americano, digo African-American (33 milhões de albuns vendidos). Sempre foi a principal voz do trio e a mais bonita das três cantoras. Por isso já era bem previsível o seu debut no album solo que acaba de ser lançado nos USA: "Dangerously in Love". Procure ouvir em primeira mão a dançante 'Crazy in Love'.
Para mais infornações: http://www.beyonceonline.com/br/home

quinta-feira, julho 10, 2003

Réquiem para Mr. White

Merecidamente (e atendendo a pedidos de amigos do Magma) fazemos aqui a nossa homenagem a Barry White e sua música. Barry sempre foi uma figura obrigatória nas listas de grandes da fase pré-disco e disco music que a tantos embalou nos bailes, festas e discoteques do final dos 70s e começo dos 80s. Barry encarnou em sua vida a típica história do sujeito vindo do nada que, depois de muita luta, alcançou reconhecimento e sucesso. Sua história bem serviria de inspiração para mais um filme americano do gênero (menor infrator que enfrentou 'cana', ao sair aprendeu a ser arranjador e produtor 'na raça', passou fome qdo. já casado e pai, seu irmão era mais barra pesada ainda e foi assassinado no crime, se tornou cantor por mero acaso já que a banda que tentava criar e produzir -Love Unlimited Orchestra- não conseguia ninguém para o papel de vocalista principal, marcou um estilo vocal que influenciou vários outros cantores e, por último, deslumbrado com a glória rompeu o seu casamento e assumiu um estrondoso caso com uma de suas três backing vocals). Com o declínio da era disco acabou desaparecendo das paradas mas manteve um público fiel (especialmente o feminino) que continuou a se encantar com a sua voz grave. A Mr. White o nosso réquiem (como provavelmente ele gostaria): a dançante e animada "You´re The First, The Last, My Everything" (do album "Barry White's Greatest Hits").

terça-feira, julho 08, 2003

"Thieves in the Temple" por Herbie Hancock


"Picture yourself...": num debate na Radio BBC 4 inglesa musicólogos do pop discutiram a hipótese do historiador musical Spencer Leigh de que "Yesterday", de Paul McCartney, seria inspirada na balada "Answer Me, My Love", de Nat "King" Cole (escrita em 1953). Plágio? Semelhanças nas rimas, o uso da palavra 'yesterday' nas letras, inspiração sofrida na infância (por Paul), memória musical, tudo isso e muito mais foi amplamente explorado no debate e depois em revistas e jornais voltados à música. Bem, eu fiz o melhor teste possível nesse tipo de questão: eu as ouvi em sequência. De fato algumas rimas e a métrica de alguns versos (não os próprios) têm alguma semelhança. E só. O resto é um grande exagero. "Bullshitagem" mesmo (ou falta de algo mais consistente para se discutir/noticiar). Reforço aqui a declaração do porta-voz de McCartney sobre o caso: "...as duas músicas são tão similares quanto 'Get Back' (dos Beatles) e 'God Save the Queen' (dos Sex Pistols)". Inspirado por isso mas tratando de algo mais interessante ouço neste momento a grande reinvenção de Herbie Hancock para a música de Prince "Thieves in the Temple" (título bem apropriado para o assunto acima não?). Essa música integra o album "The New Standard" (1996) de Hancock que, contando com músicos de primeiro time, o dedicou totalmente à recriação jazzística de canções pop das últimas décadas. Algo similar ao que vários legendários jazzistas fizeram com sucessos populares e de músicais americanos dos 30s e 40s. O album ao final é mediano, com altos e baixos, mas "Thieves..." ficou excelente. Jazzy, improvisada e dançante, vai muito além do que o próprio Prince (que era muito bom antes de abandonar o nome) possa ter sonhado.

segunda-feira, julho 07, 2003

Luciana's Spain


Not yet! Ainda não consegui ouvir o novo album de Luciana Souza ("North and South") que só saiu nos USA. Pude confirmar que o disco deve ser lançado no Brasil em agosto próximo pela "Biscoito Fino". Enquanto isso ouvi uma bela e surpreendente versão de Luciana para a música "Spain" de Chick Corea, integrante de seu único album gravado no Brasil, em 1992(?), chamado "Luciana Souza". Nessa gravação de "Spain" sua voz esbanja cadência e vocalises 'sem letra' com o veludo habitual. Me informam que este album é uma raridade (que sorte a minha!) e que antecedeu o seu album-debut no mercado americano, "An Answer To Your Silence", detentor de ótimas reviews incluindo a Downbeat. Aguardemos ansiosamente...