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terça-feira, julho 08, 2003

"Thieves in the Temple" por Herbie Hancock


"Picture yourself...": num debate na Radio BBC 4 inglesa musicólogos do pop discutiram a hipótese do historiador musical Spencer Leigh de que "Yesterday", de Paul McCartney, seria inspirada na balada "Answer Me, My Love", de Nat "King" Cole (escrita em 1953). Plágio? Semelhanças nas rimas, o uso da palavra 'yesterday' nas letras, inspiração sofrida na infância (por Paul), memória musical, tudo isso e muito mais foi amplamente explorado no debate e depois em revistas e jornais voltados à música. Bem, eu fiz o melhor teste possível nesse tipo de questão: eu as ouvi em sequência. De fato algumas rimas e a métrica de alguns versos (não os próprios) têm alguma semelhança. E só. O resto é um grande exagero. "Bullshitagem" mesmo (ou falta de algo mais consistente para se discutir/noticiar). Reforço aqui a declaração do porta-voz de McCartney sobre o caso: "...as duas músicas são tão similares quanto 'Get Back' (dos Beatles) e 'God Save the Queen' (dos Sex Pistols)". Inspirado por isso mas tratando de algo mais interessante ouço neste momento a grande reinvenção de Herbie Hancock para a música de Prince "Thieves in the Temple" (título bem apropriado para o assunto acima não?). Essa música integra o album "The New Standard" (1996) de Hancock que, contando com músicos de primeiro time, o dedicou totalmente à recriação jazzística de canções pop das últimas décadas. Algo similar ao que vários legendários jazzistas fizeram com sucessos populares e de músicais americanos dos 30s e 40s. O album ao final é mediano, com altos e baixos, mas "Thieves..." ficou excelente. Jazzy, improvisada e dançante, vai muito além do que o próprio Prince (que era muito bom antes de abandonar o nome) possa ter sonhado.