Powered By Blogger

sábado, maio 31, 2003

Ave Keith Jarrett Trio!


Ave Keith Jarrett Trio! Again. Impossível e irresistível não voltar a ouvir pela milionésima vez os albuns gerados por Keith Jarrett, Gary Peacock e Jack DeJohnette. Enquanto escrevo ouço "When I Fall in Love" na versão do seu album "At the Blue Note - Complete Recordings". Nada a dizer a não ser: fantástico! Pena não ter presenciado a gravação feita ao vivo, de junho de 1994, nesse templo do jazz de NY. Como aparentemente tanto o trio quanto Keith Jarrett não excursionam mais só nos resta seguir ouvindo seus albuns por aqui. Vale cada segundo.

sexta-feira, maio 30, 2003

Radiohead. Uma das melhoras bandas de rock surgidas na última década parece que ingressou num patamar de criatividade que é normalmente difícil de ser alcançado. Desde a óbvia, pesada porém ótima "Creep", este grupo britânico não parou de melhorar. Passou depois pelo elogiadíssimo e já clássico album experimental "OK Computer". Depois veio "The Bends", um grande album também (incluindo a conhecida e ótima "Fake Plastic Trees") e agora o recentíssimo "Hail To The Thief". Desse novo album, que não deixa o tom sombrio e o experimentalismo de lado, destaco "Go To Sleep", música de levada marcante entre várias outras boas músicas. Enjoy!

quinta-feira, maio 29, 2003

Let´s switch to rock today. Atualmente há duas bandas britânicas que vem me impressionando muito. Sentimento, estilo, som às vezes vigoroso às vezes sutil. Estou falando de Radiohead e Coldplay. Hoje a minha recomendação vai para a balada 'Amsterdam' do Coldplay orinda do seu album "A Rush Of Blood To The Head". Aliás, este é um belo album cheio de boas surpresas. A must. Amanhã faço um comentário sobre o Radiohead (para quem afirma que não há inovação no cenário do rock...)

quarta-feira, maio 28, 2003

A recomendação de hoje é a agora bem conhecida Dave Mathews Band. Som pop bem interessante com incursões temperadas de fusion, rock e funk. Note-se o destaque aos solos de sax e violino em detrimento da quitarra (no caso desta banda o violão acústico) que tem função de marcação rítmica. Tente "Big Eyed Fish" do álbum "The Lillywhite Sessions". Vale!

segunda-feira, maio 26, 2003

Conhece Marcus Miller? Não? É um dos melhores baixistas do cenário atual de jazz. Quem não o conhece ou mesmo quem já foi apresentado não deve deixar de ouvir a revisita feita por ele a "Brazilian Rhyme", canção incidental de melodias da música brasileira feita pelo Earth Wind and Fire em seu auge. Diz a lenda que esta música nasceu após o encontro acidental de Morris White (lider do EWF) com Milton Nascimento em um hotel de Los Angeles na virada dos 70 para os 80. A lenda conta ainda que ele não mediu reverências a Milton a quem atribuíu grande influência através do disco "Native Dancer", realizado nos EUA por Wayne Shorter (outra lenda do jazz) com uma "grande" canja e parceria de Milton. Anyhow, não percam a oportunidade de ouvir Brazilian Rhyme no arranjo de Marcus Miller em seu album "Tales". Dançante e com um fraseado de baixo simplesmente soberbo.