Powered By Blogger

terça-feira, março 09, 2010

"Elis & Tom", o clássico eterno

Difícil comentar algo que já não tenha sido dito sobre a grandeza e o refinamento musical do album "Elis e Tom", de 1974. É um marco. As composições de Jobim arranjadas por César Camargo Mariano e cantadas por Elis Regina (com Tom ao piano) propiciaram um dos maiores trabalhos/registros da música brasileira. A qualidade, a sensibilidade e o acerto das músicas, arranjos e interpretações (instrumentais e vocais) reunidas neste trabalho tornaram o resultado um monumento de inspiração única. Se fosse possível o alcance da perfeição diria que este trabalho chegou lá com direito ao alinhamento de todos os planetas, estrelas, etc.
Os participantes desse histórico album: Elis Regina (vocais praticamente ao vivo em todas as canções), Tom Jobim (piano acústico em algumas faixas, violão em "Chovendo na Roseira"), Cesar Camargo Mariano (arranjos, piano elétrico e eventualmente piano acústico), Hélio Delmiro (guitarra), Luizão Maia (baixo), Paulo Braga (bateria), Oscar Castro Neves (violão), Chico Batera (percussão) e quinteto de cordas regido pelo maestro Bill Hitchcock (em cinco faixas).
Ouço neste momento "Inútil Paisagem". O piano de fundo apoiando o lamento sutil, as modulações e o tempo do canto de Elis...se eu fosse para uma ilha e pudesse levar só 5 discos este seria um deles, sem dúvida. Palmas de pé e Bravo!!/Brava!!
PS: para mais sobre este clássico álbum indico a página dedicada pela Trama em seu portal e as considerações do Marcelo Fróes no "sobre" pelo link abaixo: