Powered By Blogger

sábado, junho 28, 2003

O'Riley's piano

Num final de tarde completamente relaxing estou ouvindo o talentoso pianista americano Christopher O'Riley. De formação erudita O'Riley não está voltado só para os clássicos mas também tem feito experimentos com tangos de Piazzola e até transcrições de músicas do grupo de modern rock 'Radiohead' de quem é um fã declarado. Estou ouvindo justamente sua versão para piano do hit do grupo "Fake Plastic Trees" que está no seu último album "True Love Waits: Christopher O'Riley Plays Radiohead". É uma versão suave que destaca a bela tessitura melódica dessa música. Merece ser conhecido não só por quem gosta de música instrumental.

sexta-feira, junho 27, 2003

Old Blue Eyes

Nesta semana dedicada a clássicos não poderia faltar uma reverência a Francis Albert Sinatra. Grande voz, carisma, imenso poder de interpretação (num dia de depressão afaste-se de suas 'torch songs'...), relações com o poder, brigas (muitas), conquistas amorosas (mais ainda), etc. Tudo isso fez da história de Frank Sinatra um capítulo à parte no cenário musical americano. É impossível escolher dentre tantas grandes gravações suas mas vou cometer a heresia: a dica de hoje vai para uma canção de Cole Porter na qual Sinatra interpreta com total credibilidade os estados de satisfação e apêgo (vício?) apresentados: "I´ve Got You Under My Skin" do album "Frank Sinatra Sings The Select Cole Porter". Quem quiser saber mais e melhor sobre sua vida e música não pode perder o saborosíssimo livro "Sinatra - O Homem e a Música" de Renzo Mora (que além de ser grande escritor é o maior conhecedor de Sinatra que já conheci).

quinta-feira, junho 26, 2003

Hendrix fenomenal!

Estive fora do ar ontem por mudanças no Blogger, meu hospedeiro. Vamos a outro tipo de clássico hoje? Ouvi Jimi Hendrix no radio do carro e pude me recordar mais uma vez do quanto ele foi um guitar hero muuuuito à frente do seu tempo. Especialmente usando os ouvidos de hoje. Esqueça os seus happenings de circ', populares nos festivais de rock dos 60s (como quebrar a guitarra no amplificador ou borrifá-la com óleo e colocar fogo...), e atente às técnicas da guitarra de Mr. H. Com estilo particular e absolutamente original (canhoto, usava até mesmo o polegar da mão direita para pressionar as cordas no braço da sua Fender). Hendrix percorria um turbilhão de efeitos, distorções, marcações e solos sem paralelo no cenário de então. Até hoje, quase 40 anos depois, tem gente tentando repetir suas fórmulas. Experimente em especial seus discos de studio para evidenciar a qualidade e originalidade de seus arranjos, efeitos e solos. Exemplos do que estou falando estão na fulminante "All Along The Watchtower" (do clássico album "Electric Ladyland") ou nas baladas "Bold As Love" e "Little Wing" (album "Axis: Bold as Love). Simplesmente fenomenal.
PS: a foto abaixo é a capa do seu album "Electric Ladyland". Esta capa é um outro ícone em sí. É mais uma de tantas fotos geniais do fotógrafo David Montgomery - que estampou com psicodelia vários albuns de astros do rock nos anos sessenta.

terça-feira, junho 24, 2003

"Antônio Carlos Jobim & Friends"


Clássico. Na edição de 1993 do saudoso Free Jazz Festival, em S. Paulo, aconteceu uma reunião de estrelas internacionais e nacionais de jazz e música popular para um grande tributo dedicado a Tom Jobim e sua obra. Detalhe: tributo 'em vida' e com participação do homenageado. O show se chamou "Antonio Carlos Jobim & Friends" e se converteu num saborosíssimo album de mesmo nome pela Verve Records e num Laser Disc japonês hoje fora de catálogo (merecia ser conhecido por que não são resolvidas eventuais 'pendengas' de direitos para o relançamento desse encontro antológico em DVD). Jobim é um dos maiores compositores da chamada 'música popular' de todos os tempos. Destaco aqui a memorável interpretação de Gal Costa (comovente e de rara inspiração) para "Se Todos Fossem Iguais A Você". É o tipo de album que não pode faltar na coleção de nenhum(a) amante da música.

Registro dos participantes: Antonio Carlos Jobim (vocais, piano); Shirley Horn (vocais, piano); Gal Costa (vocais), Jon Hendricks (vocais); Joe Henderson (saxofone tenor); Herbie Hancock (piano e teclados); Gonzalo Rubalcaba (piano); Oscar Castro-Neves (violão e produção), Paulo Jobim (violão); Ron Carter (baixo); Harvey Mason (bateria); Alex Acuna (percussão). Produtores: Oscar Castro-Neves, Richard Seidel. Gravado ao vivo no Free Jazz Festival, São Paulo, em 27 de Setembro de 1993.

segunda-feira, junho 23, 2003

Hoje chamo atenção para os Foo Fighters, grupo de rock com som enérgico, simples e consistente. É a banda de Dave Grohl, ex-baterista do Nirvana, que inclusive tocou no Brasil no último "Rock in Rio". Nos Foo Fighters Grohl toca guitarra e canta (bem, ressalte-se) com sua voz bem característica. Os Fighters já fizeram alguns hits mas a música que eu quero destacar é a nova "Times Like These" em sua versão "single" (acústica e de studio), bem diferente da gravação original em estilo hard rock contida no último album "One by One". Esse album, aliás, é inferior aos anteriores (a despeito do Grammy 2003 recebido por 'Melhor Performance de Hard Rock' em outra música: "All my Life"). Repito, vale mesmo é conferir "Times Like These" em sua ótima versão acústica.