Powered By Blogger

domingo, abril 02, 2006

Eagle flew out of the night - Peter Gabriel

É impressionante o poder que uma boa música tem de alterar/melhorar o nosso humor especialmente naqueles dias em que estamos preocupados, alterados ou simplesmente sem aquela grande motivação. Pelo menos funciona muito bem comigo. Neste sábado pela manhã estava um pouco desanimado quando saí caminhando com o meu Ipod. De repente, aleatoriamente, entrou a música Solsbury Hill de Peter Gabriel que é absolutamente up mood e não dá para negar que fez mudar minha disposição para melhor. “Hey son, grab your things I’m going to take you home…”
Não sei se todos sabem mas esta música descreve de maneira metafórica o que se passou na vida do próprio Peter quando, no auge de seu estrelato e fama como vocalista e líder do grupo Gênesis, então um dos grandes do rock progressivo inglês, ele simplesmente decidiu abandonar o ‘barco’ e o grupo (do qual era efetivamente a alma) e partiu para uma carreira solo. Ressalte-se que adotando nesse momento um modelo de música absolutamente diferente do que tinha até então e trabalhando um som novo sem concessões comerciais e com grande influência da ainda pouco reconhecida ‘world music’ da época (concedendo espaço e apoio a músicos do oriente, África, etc).
Peter conseguiu se superar mais uma vez e tem realizado um trabalho elogiável pela qualidade poética, sonoridade e arranjos realmente arrebatadores. Além de Solsbury Hill, do seu primeiro disco solo simplesmente chamado "Peter Gabriel" - produzido pelo lendário Bob Ezrin e com participações de Robert Fripp e Tony Levin-, quero também destacar dentre tantas músicas maravilhosas a bela e tocante “Father and Son” do seu álbum de estúdio “Ovo” de 2000, uma singela homenagem ao seu pai.
Não deixe de ouvir a ambas (e a tudo que puder do Sr. Gabriel) e confira o seu site que é fantástico: http://www.petergabriel.com/.