Powered By Blogger

sábado, outubro 31, 2009

A Música dos Anjos


11:35h a.m. Estou sentado, olhando a paisagem verde pela janela à minha frente. Ouço uma música que começa com um oboé suave, depois cordas, o que me remete a uma sensação idílica lenta... Pouco depois entra um violino em primeiro plano, como que movimentando os gestos vagarosos de uma bailarina em meus pensamentos. Suavemente o tom que era terno e alegre vai ganhando pouco a pouco dramaticidade como que num lamento escala acima. Depois voltamos a um tema de novo alegre e, sim, romântico. 
Não sei bem o que Johannes Brahms pensava ou que iluminação teve ao compor o Adágio, parte II do seu Concerto para Violino e Orquestra, Opus 77. Mas o que importou hoje, aqui, foi a sensação  prazerosa gerada por uma obra tão bela que poderia sim ser música feita para os anjos. 
Conheço duas execuções dessa obra: uma com o lendário Jascha Heifetz e a Chicago Symphony Orchestra (conduzida por Fritz Reiner) e outra com o virtuoso russo David Oistrakh com a Cleveland Orchestra (conduzida por George Szell). Recomendo o conhecimento de ambas versões para a escolha da sua favorita. Bons sonhos.