Powered By Blogger

quinta-feira, julho 03, 2003

Caetano

Caetano Veloso está no estúdio preparando um álbum de músicas em inglês. É um momento propício dado o maior destaque internacional conquistado por Caetano desde a sua participação na trilha e no filme "Fale com Ela", do genial Almodovar, e mais recentemente na trilha de "Frida" (que rendeu inclusive apresentação no Oscar). O repertório desse novo album será bem eclético indo de "Cry me a River", passando por alguma do 'Nirvana' e alcançando até "Feelings", o açucarado hit de Morris Albert (que foi acusado de com ela plagiar uma composição francesa antiga e acabou cedendo um milionário acordo). É aguardar para ver. Enquanto isso vale revisitar a bela roupagem dada por Caetano ao clássico mexicano kitsch "Cucurrucucu Paloma" que está nesse excelente filme de Almodovar.

quarta-feira, julho 02, 2003

Casa, do casal Morelembaum e de Ryuichi Sakamoto

Sakamoto-Morelembaum. Dessa feliz união saiu mais uma bonita homenagem à obra de Jobim transformada no album "Casa". Aliás o songbook de Jobim tem sido um 'santuário' (diria mesmo oráculo inspiracional) a ser visitado obrigatoriamente por quase todo aquele que busque a elevação musical (cantores e instrumentistas acima ou ainda sob alguma suspeita). Reconhecimento não mais que merecido a um dos maiores da nossa música. Ryuichi Sakamoto é o eclético e conhecido compositor japonês de trilhas de cinema("Furyo / Merry Christmas Mr. Lawrence", etc) e Jacques Morelembaum é o apurado cellista e arranjador brasileiro que acompanhou ao próprio Tom durante muito tempo. A reunião rendeu uma visita-devoção à casa de Jobim no Rio, de onde vem o título do album, e interpretações sutis e intimistas como "Inutil Paisagem" (no bonito vocal da esposa de Jacques: Paula Morelembaum) e "Imagina" (dueto de Paula com um ótimo Ed Motta - que parece um pouco contido talvez pela diferença de timbre dos dois). Um belo presente.

terça-feira, julho 01, 2003

The sound and images of Miles Davis

Amigos do Magma Música sempre me perguntam por que não há imagens ou fotos neste blog. Simples: porque pelo serviço de poder adicioná-las é preciso incorrer numa taxa mensal que, na atual conjuntura, é bastante "sem graça" para este autor. A falta delas, no entanto, não me tira o prazer de escrever aqui (espero que seja da mesma forma para os que me lêem). Mas prometo: tão logo a atual crise melhorar assumo o custo, se ainda houver, e passo a trabalhar com imagens. My promise.

(OBS.: Promessa cumprida a partir de 2006, inclusive contemplando as notas antigas. Espero que estejam gostando... Para ilustrar este comentário presenteio a vocês com a imagem da capa de uma absoluta obra prima do jazz: o album 'Kind of Blue' de 1959 de Miles Davis. A linha de frente neste album foi, além de Miles, composta por: John Coltrane, Cannonball Adderley, Bill Evans, Wynton Kelly, Paul Chambers and Jimmy Cobb. Aliás o baterista Jimmy Cobb disse uma vez talvez o que melhor expresse a categoria deste trabalho: "...this was a recording that was made in heaven!".)

Emiquem? Prefiro Wyclef Jean


Emiquem? Para minha total surpresa o poeta irlandês Seamus Heaney, Nobel de Literatura de 1995, considerou atualmente o rapper Eminem equivalente a Lennon e Dylan nas décadas de 60 e 70. Pela importância de suas letras Eminem teria dado "...eletricidade a uma geração... por sua atitude subversiva (e)...por sua energia verbal". O que terão colocado no chá de Mr. Heaney? Eminem encarna, como inúmeros outros 'filhotes' piorados de Snoop Doggy Dog, Ice Cube e Ice "T", o papel de rapper revoltado, pré-adolescente alienado, violento e chauvinista intolerante (em especial contra mulheres e homossexuais). E se aproveita do fato de ser branco num mercado americano ainda hoje cheio de 'prejudice'. Essa comparação é absolutamente impossível... "só mesmo embriagado ou muito louco". Quer algo de bom no gênero? Ouça os "Fugees" ou um de seus herdeiros, Wyclef Jean ou Lauryn Hill. Ouça a interessante "Gone Till November" que tem tocado na Eldorado FM de S. Paulo (do album "The Fugees Greatest Hits"). Back to earth Mr. Heaney!