Powered By Blogger

sábado, junho 14, 2003

Pete Yorn é uma bola já cantada aqui. Seu 2o. album ("Day I Forgot") saiu lá fora e é obrigatório para quem gosta de baladas fortes com boas letras sobre as emoções e questionamentos da 'vida real'. Natural de New Jersey e radicado em Los Angeles Yorn é um dos melhores "trovadores românticos" da nova safra pop americana. Esse album é recheado de bonitas baladas com arranjos trabalhados e dançantes (diferente do 1o. e ótimo album, "musicforthemorningafter", quase totalmente acústico). O destaque vai para as músicas "Committed" (bela road song) e "Crystal Village" (balada com uma pegada de quitarra marcante). Bom final de semana!

sexta-feira, junho 13, 2003

Laurence Juber


Chegou às minhas mãos um album do Laurence Juber que não largo há vários dias. É o seu tributo "LJ Plays the Beatles" de 2000. Laurence quem? Laurence Juber é um experimentado e talentoso quitarrista que durante bom tempo integrou a histórica banda de Paul McCartney, Wings, como 'lead-guitarrist' . Mais recentemente Juber se especializou no violão acústico (cordas de aço) dedicando-se a harmonias limpas e seguras que tem o poder quase hipnótico de relaxar o ouvinte.
Desse ótimo album recomendo o bonito arranjo feito para a pérola "While My Guitar Gently Weeps" de George Harrison.

quinta-feira, junho 12, 2003

Eleger "o" melhor de um estilo de música ou de um certo período sempre é muito arriscado. É fácil escorregar e cometer grandes injustiças. Hoje li que o canal americano VH1 elegeu (eleição pública?) "Smells Like Teen Spirit" do Nirvana a melhor canção dos últimos 25 anos. Leia-se "melhor canção de pop/rock". Really? Gosto da música e mesmo do album, "Nevermind". Mesmo assim eu a colocaria, no máximo, no top 20 (sorry fãs). Sei da importância histórica dessa música para explodir o movimento grunge no mainstream, do efeito rock 'back to the basics', etc. Mas basta um par de clássicas, dentre várias de 75 ou 78 para cá, para mostrar como o assunto é discutível e subjetivo. Sem pensar muito tiro do baú "Start Me Up" (Rolling Stones, album "Tattoo You") ou "Sunday Bloody Sunday" (U2,"War") por exemplo. Mais rebeldia? Então que tal "Should I Stay or Should I Go" (The Clash, "Combat Rock"). Todas essas, incluindo "Smells Like..." e muitas outras, são antológicas e merecem estar em qualquer lista das melhores. A conclusão é que é muito difícil, se não impossível, escolher "a" melhor. Há para todos os gostos...graças a Deus!

quarta-feira, junho 11, 2003

Vamos fazer justiça aqui hoje. Ed Motta, já há algum tempo, tem sido uma das melhores vozes do Brasil. Funk, dance, blues, mpb, bossa nova e pop tem sido áreas onde Ed tem transitado com muita facilidade. Sua qualidade vocal não pára de melhorar assim como sua abertura musical. Vou recomendar aqui uma pouco tocada versão de "Samurai", do album "Djavan Songbook". O arranjo é simples e merecia ser melhor (mais funky) mas a interpretação de Ed é excelente. Grande voz, grande talento.

terça-feira, junho 10, 2003

Estive ausente para recarregar as baterias. But here we go again: hoje minha recomendação vai para o album "Sea Change", o último de Beck. Beck tem sido um destaque do cenário pop alternativo americano que não deixa a modernidade e a ousadia de lado. Influências das mais variadas, reinvenção de estilos dentro do pop, sofisticação e um certo toque de melancolia tem caracterizado o seu trabalho. Desse intrigante album destaco a ótima (e até certo ponto épica) balada "Sunday Sun". Não é para perder!