Powered By Blogger

segunda-feira, outubro 31, 2011

Protesto de Ricardo Muti com o "Va Pensiero" de Verdi

Meus queridos, hoje usarei o meu post para dividir com vocês um momento de bela e inspiradora música... usada como instrumento de protesto. Talvez já tenham visto ou lido a respeito pois o fato ocorreu no início deste ano. De toda forma, trago hoje um trecho da transmissão da RAI da comemoração dos 150 anos da criação da Itália na noite de 12/Mar/11, no Teatro de l'Opera de Roma. Encenava-se a ópera Nabucco de Verdi, um símbolo da unificação do país, com a regência do importante maestro Ricardo Muti. Comentou-se que estava presente ao teatro (informação que não consegui confirmar)  o polêmico primeiro ministro Sylvio Berlusconi cujo governo dias antes tinha anunciado amplos cortes no orçamento da pasta da cultura, fato que gerou muitos protestos na imprensa e na população. Antes da apresentação ter início o prefeito de Roma, Gianni Alemanno, fez um discurso protestando contra as medidas (cortes), o que trouxe eletricidade e tensão à casa. Conforme informou depois à imprensa Muti notou uma grande ansiedade no público quando teve início o "Va Pensiero", o canto dos escravos hebreus. A emoção do público foi escalando a partir do momento em que o côro entoou os versos "...ó minha pátria, tão bela e perdida..." e, ao final, explodiu em aplausos e gritos de "Bis", "Viva Itália", "Viva Verdi".
A partir daí começa o video abaixo. As faces solenes dos cantores, os aplausos e apupos, até que se houve um grito destacado de "longa vida à Itália". Neste momento o maestro Muti encara a platéia e toma a palavra com o seguinte discurso (numa tradução livre): 
"Sim, longa vida à Itália mas ... [aplausos]. Não tenho mais 30 anos e já vivi a minha vida, mas como um italiano que percorreu o mundo, tenho vergonha do que se passa no meu país. Portanto aquieço a vosso pedido de bis para o 'Va Pensiero'. Isto não se deve apenas à alegria patriótica que senti em todos, mas porque nesta noite, enquanto eu dirigia o coro que cantava 'ó minha pátria, tão bela e perdida' eu pensava que se continuarmos assim mataremos a cultura sobre a qual se assenta a história da Itália. Neste caso, nós, a nossa pátria será verdadeiramente 'bela e perdida'. [aplausos emocionados, incluindo os cantores do espetáculo]
Reina aqui um clima itálico; eu, Muti me calei por longos anos. Gostaria agora... nós deveriamos dar sentido a este canto; como estamos em nossa casa, no teatro da capital, e com um côro que cantou magnificamente, e que foi magnificamente acompanhado pela orquestra, se for do vosso agrado, proponho que todos se juntem a nós para cantarmos juntos."
E assim Muti concedeu o bis com o coral e o público cantando o "côro dos escravos". Toda a ópera se levantou. Ao final muitos aplausos e choro incontido. Sem dúvida foi um momento emocionante, belo e de coragem. Uma mensagem direta de insatisfação para com a classe política dirigente daquele país. Um exemplo bonito e inspirador...



Um comentário:

Lu Leite Gilliet disse...

Lindo! Neste momento tão dificil, onde tudo è incerto, muitos das mais diversas classes se manifestam. Ver um paìs com toda uma história percorrer caminhos tortuosos está trazendo muita insegurança e até quem por questão de ética tinha optado por calar, hoje sente o dever de falar. Má, você sempre me surpreende!