Powered By Blogger

sábado, janeiro 28, 2012

Lembrando Elisabeth Schwarzkopf em "O Cavaleiro da Rosa"

Este post sem dúvida é para os apreciadores de ópera, da grande soprano Elisabeth Schwarzkopf e do compositor Richard Strauss (mas também para aqueles que tem interesse por música e gostariam de conhecer mais sobre o assunto).
Há poucos anos vi postado na internet (no YouTube) um raro video com o fim do 3o. Ato da ópera "Der Rosenkavalier/O Cavaleiro da Rosa" de Richard Strauss. Tratava-se de uma magnífica montagem filmada (em cena) em 1960, no Festival de Salzburg, pelo diretor Paul Czinner. A produção contava com nada mais nada menos que:

- Elisabeth Schwarzkpof, soprano (como a Marschallin, por muitos considerada a melhor de todas nesse papel)
- Sena Jurinac, mezzo-soprano (Octavian)
- Anneliese Rothenberger, soprano (Sophie)
- Otto Edelmann, baixo (Baron Ochs)
- a Orquestra Filarmônica de Viena e
- a regência de Herbert von Karajan

Não é preciso dizer muito mais, a não ser que esse video continha os aclamados trio e duetos finais do encerramento da obra.
Pois bem, para minha sorte eu hoje reencontrei o video deste mesmo trecho numa versão remasterizada, que mostra com muito melhor qualidade a imagem e som dessa tão bela produção e que venho aqui dividir com vocês.
Destaco observarem a beleza, a sutil interpretação e a bela voz de Schwarzkopf (então com 45 anos), o trio soberbo, o belo dueto final de Octavian (personagem masculino destinado a uma mezzo-soprano) e Sophie e, nos agradecimentos, Karajan subindo ao palco para agradecer os aplausos e mostrando ainda cabelos escuros.
A filmagem desse trecho final está dividida a seguir em dois videos assim sugiro acompanharem o primeiro até o seu minuto 4:55 e nesse ponto pará-lo e iniciar o segundo video. Desfrutem!

Nenhum comentário: