Powered By Blogger

terça-feira, outubro 26, 2010

Mahler: Celebrando 150 anos com "Ich bin der Welt abhanden gekommen"

2010 celebra 150 anos do nascimento de Gustav Mahler. E eu não poderia deixar de registrar aqui uma pequena homenagem a este compositor tão impactante e importante para a música sinfônica e para o lieder. Mahler muito tem me inspirado nestes últimos anos, desde que o descobri com maior cuidado. "Perdi-me para o mundo", é a tradução livre deste seu especial lieder (canção lírica), "Ich bin der Welt abhanden gekommen", que integra o conjunto chamado Rückert-Lieder. São canções para voz (masculina ou feminina) e piano (ou orchestra) compostas por ele entre 1901-1902 sobre versos do poeta Friedrich Rückert. Este lieder, "Ich bin der Welt abhanden gekommen", é uma das suas mais belas composições nesta modalidade. Há várias gravações disponíveis com respeitados cantores (Fischer-Diskau, Hampson) e cantoras (Kathleen Ferrier, Christa Ludwig, Magdalena Kozena, Marjana Lipovsek). 
A versão que parece ser a mais cultuada (com pesados defensores como Alex Ross, crítico de música da The New Yorker: http://www.therestisnoise.com/2009/06/a-mahler-list.html ), é a que se apoia na bela voz da mezzo-soprano Janet Baker, acompanhada pela batuta de John Barbirolli à frente da New Philharmonia Orchestra (gravação de 1969). Destaco o comentário do guitarrista Robert Fripp que chamou este album, "Janet Baker sings Mahler", como "music of God's tears" ("música das lágrimas de Deus"). Poderia mesmo ser... Eu, no entanto, gostaria de apresentar aqui uma nova versão que descobri - há pouco - desta canção e que me encantou muito. A ponto de ouví-la quase todos os dias há duas semanas. Sente-se confortavelmente no sofá e acione o link abaixo para conhecer/tornar a ouvir, enfim, se emocionar com este lieder na belíssima interpretação da mezzo-soprano sueca Anne Sophie von Otter (album: "Mahler & Zemlinsky: Lieder" com John Elliot Gardiner à frente da NDR Sinfonieorchester): 
É um album altamente recomendável a todo 'malehriano'. Abraços!
PS: Sobre Mahler e as merecidas comemorações de seu aniversário há um ótimo site, da editora “Universal Edition”, inteiramente dedicado ao compositor que traz entrevistas (em video) com vários dos maiores maestros da atualidade (Boulez, Barenboim, Chailly, Maazel, Mehta, Dudamel, etc) e também comentários sobre as execuções da antológica obra deste  compositor que estão programadas ao redor do mundo. O link do site é: 
http://mahler.universaledition.com/

Um comentário:

Meg Mamede disse...

Eu gosto muito dos filmes de Luchino Viconti e "Morte em Veneza" tem algo mais e, é justamente a trilha sonora baseada em obras de Gustav Mahler que faz com que o filme, que tem como tema a beleza, seja uma dos melhores filmes desse primoroso diretor.
Abs.