Powered By Blogger

segunda-feira, novembro 23, 2009

O Solista e a Elegia



Dois filmes que vi nos últimos tempos me trouxeram grande prazer, especialmente pelas escolhas de suas trilhas sonoras: "O Solista" de Joe Wright com Jamie Foxx e Robert Downey Jr e "Fatal" (Elegy) de Isabel Coixet com Ben Kingsley e Penelope Cruz.
Vamos começar pelo último: Elegy (prefiro já que o título em português não traduz a trama) foi um filme que vi pela TV a cabo. Baseia-se no interessante livro "The Dying Animal" de Philip Roth, escritor que admiro e que tanto quanto o israelense Amos Oz vem merecendo o seu Nobel de Literatura. A trama conta a paixão e os problemas entre o scholar Ben Kingsley e sua aluna Penelope Cruz, bem mais jovem. Destaque-se aqui que este é um dos filmes que melhor soube fotografar a beleza de Penelope, bonita como nunca (nem mesmo com Almodovar). Os momentos mais especiais da narração tem a belíssima peça para piano de Satie "Gnossienne No.3" como fundo. Para quem quiser conferir uma espetacular execução desta, recomendo a gravação de Anne Queffélec do album "Satie - Ravel: Piano Works".
O outro bonito filme é "O Solista". Tanto Jamie Foxx quanto Robert Downey Jr estão muito bem neste trabalho. Há uma cena em especial, o momento em que o homeless Jamie recebe sem esperar a doação de um cello por intermédio de Downey Jr. Faz-se então um momento de rara devoção à música do qual ambos participam, um tocando o cello e o outro ouvindo concentrado. Belíssimo.
E o que torma este momento ainda mais tocante é a música de fundo escolhida: o Quarteto para Cordas No.15 de Beethoven, Opus 132, Molto adagio (A convalescent's hymn of thanksgiving in the Lydian mode). 
Uma obra de magistral delicadeza e beleza do final da vida deste grande compositor. Caso se interesse recomendo duas execuções desta obra que valem muito a pena: com o Alban Berg Quartett e com o Quartetto Italiano. Não percam os filmes e não deixem de prestar atenção à música.

10/12/2009 (23h22): Resposta ao Felipe Werner:
Revi o trailer do filme e a música é a Suite para Cello No. 1 de J.S. Bach. É muito bonita assim como a outra a que me referi neste post (o Quarteto de Beethoven) e que vc certamente prestará atenção no filme. Toca no momento em que Ayers recebe o violoncello de presente e começa a tocar...Divirta-se!
Manuel Blesa.



17/12/2009 (23h19): Resposta ao brenover: A música do final do Trailer do 'O Solista' me parece ser uma seleção de trechos da Sinfonia Nº 3 de Beethoven, Op. 55, conhecida como "Eróica". No filme são usados trechos de alguns quartetos de cordas de Beethoven também, em especial o de Nº 15, Opus 132 que eu já comentei acima no post. Abaixo uma relação de obras apontadas como tendo trechos tocados no filme:


· Bach 1st Cello Suite, Mvmt. 1 by Ben Hong
· Beethoven Symphony No. 3 (Eroica), Op. 55, Mvmt. I, II and III by Los Angeles Philharmonic Orchestra
· Beethoven Sonata for Cello & Piano, Op. 102, No. 1, by Los Angeles Philharmonic Orchestra
· Beethoven String Quartet No. 12, Op. 127, Mvmt. II by Los Angeles Philharmonic Orchestra
· Beethoven String Quartet No. 14, Op. 131, Mvmt. I by Los Angeles Philharmonic Orchestra
· Beethoven String Quartet No. 15, Op. 132, Mvmt. I and III by Los Angeles Philharmonic Orchestra
· Beethoven Symphony No. 9, Op. 123, Mvmt. III by Los Angeles Philharmonic Orchestra
· Beethoven Triple Concerto, Op. 56, Mvmt. II by Los Angeles Philharmonic Orchestra
Espero ter ajudado. Abs, Manuel Blesa

7 comentários:

lara m. disse...

oi pai!!!,eu entrei no google e pesquisei o magma musica e entrei no seu blog e queria te mandar um beijo e um:EU TE AMO!!!!, tá?!
Bjos tchau!

Felipe Werner disse...

Boa noite, Manuel.

Vou assistir O Solista esta noite e, vendo o trailer, achei belísima a música tocada, em cordas, em determinados momentos. Você poderia me informar de que música se trata?
Abraço,
Felipe Werner

Anônimo disse...

Resposta: Boa noite Felipe,
Não estou certo se vc receberá esta mensagem por email assim deixarei o reply também aqui no blog.
Revi o trailer do filme e a música é a Suite para Cello No. 1 de J.S. Bach. É muito bonita assim como a outra a que me referi neste post (de Beethoven) e que vc certamente prestará atenção no filme. Toca no momento em que Ayers recebe o violoncello de presente e começa a tocar...Divirta-se!
Manuel Blesa

Felipe disse...

Obrigado pela atenção, Manuel. O filme é realmente muito bom. Sds.

Felipe

Anônimo disse...

Alguém sabe informar qual é a música que toca no trailer, além da Suite para Cello No. 1 de J.S. Bach? Creio ser algum dos quartetos de Beethoven, mas não sei qual.

brenover disse...

Corrigindo...
Alguém sabe informar qual é a música erudita que toca no TRAILER, além da Suite para Cello No. 1 de J.S. Bach? Creio ser algum dos quartetos de Beethoven, mas não sei qual.
Baixei o CD da trilha do filme mas não tem essa música.
obrigado

Vicente Caldas disse...

Olá Manuel.

Foi um prazer encontrar seu blog nesses mares. Sou uma pessoa essencialmente musical. Música e cinema sempre me proporcionaram as mais emotivas e fantásticas esperiências estéticas.Beberei na sua fonte pra me manter antenado.

Um abraço