Powered By Blogger

quarta-feira, julho 16, 2003

Norah Jones? Ok. Mas prefiro Luciana Souza.

O 'rocket' chamado Norah Jones. Ela debutou aos 22 anos com seu album "Come Away With Me", Blue Note Records, e com ele alcançou o topo do mundo e um monte de Grammys neste ano. Sua voz: bonitinha, aveludada e de dicção precisa. Mais: uma massiva e correta campanha de marketing, repertório de músicas de apelo 'pop' vestidas com roupagem jazzística (o toque sofisticado) e finalmente um produtor veterano que conhece o business (Arif Mardin). Bonitinho e bem arranjadinho, assim ficou pronto e embalado mais um sucesso de consumo facil e rápido sob o rótulo de 'pop-jazz'. No Brasil ficou conhecida pelo hit "Don´t Know Why" que está na trilha de uma novela 'global' de grande sucesso. Apesar de tudo isso tenho que confessar: me comove pouco. Considerando-se o universo abrigado debaixo da categoria chamada jazz - dos tradicionais aos de vanguarda - há inúmeros trabalhos novos que me emocionam muito mais. Não é que tenha algo contra o talento de Norah Jones. A questão é que fica difícil encontrar algo de especial 'a favor'. Não estou aqui a compará-la com as clássicas vozes femininas do jazz (o que seria uma grande covardia). Há vários outros talentos atuais mais brilhantes. Há por exemplo um diamante vindo do Brasil: a espetacular Luciana Souza (abaixo). Como é bom o seu album 'Brazilian Duos'. Eu sei, isso já foi dito aqui em prosa e verso. Mas eu não posso evitar porque o album é realmente excelente.